Lição 2 - Música para Deus ou sobre Deus?
1º Trimestre de 2019
“Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (Ef 5.19).
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. MÚSICA SACRA NA BÍBLIA
2. MÚSICA SACRA NA HISTÓRIA
3. MÚSICA SACRA HOJE
4. MÚSICA SACRA AQUI
1. MÚSICA SACRA NA BÍBLIA
2. MÚSICA SACRA NA HISTÓRIA
3. MÚSICA SACRA HOJE
4. MÚSICA SACRA AQUI
OBJETIVOS
Demonstrar a evolução da música sacra ao longo da história;
Esclarecer que, como produção humana, o louvor reflete uma cultura;
Destacar que a cultura brasileira influenciou a nossa maneira de louvar a Deus.
Demonstrar a evolução da música sacra ao longo da história;
Esclarecer que, como produção humana, o louvor reflete uma cultura;
Destacar que a cultura brasileira influenciou a nossa maneira de louvar a Deus.
Querido (a) professor (a), este trimestre será muito musical, portanto, artístico, poético, cheio de louvor e adoração. Procure não se limitar à sala de aula ou a sua revista. O Espírito Santo é infinitamente criativo e inspirador. Para cada pessoa, cultura, turma, igreja local há uma maneira mais profunda e específica de tocar, ensinar, tratar, etc. Portanto, ore e esteja atento às ideias que Ele lhe dará, esteja aberto, receptivo, sensível ao seu mover para abordagens que mais alcançarão e terão maior aproveitamento para a sua classe. Vamos envolver toda a turma nesta missão?
Proponha aos seus juvenis que eles pensem e tragam na próxima aula sugestões interessantes sobre o tema deste trimestre. Por exemplo: organizar um louvorzão em algum local público (pode ser no encerramento para fechar o tema com chave de ouro); compor uma canção; apresentar um hino conhecido com um novo arranjo ou estilo musical; fazer paródias divertidas, versão evangélica de algumas músicas; também podem organizar uma versão gospel da brincadeira “Qual é a Música”; postar nas redes sociais um desafio musical a cada semana, desafiando um colega dentro deste tema, que passa a bola para outro e assim sucessivamente; essas apresentações podem ser ao final de cada aula em estilo acústico ou “pocket show”. Com toda certeza eles ficarão extremamente animados e não faltarão a nenhuma lição nos próximos domingos.
Além de estimular a criatividade, comunhão e evangelismo essas atividades também podem revelar muitos talentos, não só ligados à musicalidade, mas também à liderança, capacidade de organização, criatividade, humor, improviso, capacidade de motivar e encorajar o outro, etc. Diga isso a eles, para estarem atentos e sempre compartilharem essas experiências e descobertas seja sobre si mesmos ou que eles identificaram num colega. Todo este movimento promove um crescimento e desenvolvimento individual e coletivo de talentos que podem repercutir em futuras carreiras, ministérios, etc.
Que tal para estrear esse momento “extraclasse”, fazer uma brincadeira que além de ter link com a lição, ainda promove o maior entrosamento e conhecimento mútuo?!
Você conhece bem os seus alunos? Eles mesmos se conhecem bem? Vamos ver... Escreva o nome de cada aluno presente em um papelzinho e sorteie, como um “amigo oculto musical”. Após todos retirarem um nome (que não o seu próprio), deverão ter alguns minutos para escolherem um ou mais trechos de músicas que descrevam, lembrem ou seja algo que deseja ao amigo retirado e a turma tentará identificar de quem se trata, apenas com estas pistas cantadas. Assim como o título de nossa lição, quanto a música poder ser para Deus ou sobre Deus, eles farão o mesmo, escolhendo trechos que podem ser sobre o amigo ou para o amigo.
Peça também que façam o mesmo exercício focando em si mesmos, escolhendo trechos musicais que tenham características ou lembram coisas sobre si mesmos. Depois dirão se quem os tirou escolheu a mesma música. Será um momento muito divertido.
O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula!
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