Lição 1 - Na Bíblia, a Bússula da Vida
1º Trimestre de 2019
ESBOÇO DA LIÇÃO:
A BÍBLIA, O LIVRO DO POVO
A BÍBLIA FOI REDIGIDA POR PESSOAS
A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS
AME A PALAVRA DE DEUS!
A BÍBLIA, O LIVRO DO POVO
A BÍBLIA FOI REDIGIDA POR PESSOAS
A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS
AME A PALAVRA DE DEUS!
OBJETIVOS
Ensinar seus alunos sobre a Bíblia;
Mostrar que a Bíblia foi inspirada por Deus, mas redigida por homens;
Estimular aos alunos amarem Palavra de Deus.
Ensinar seus alunos sobre a Bíblia;
Mostrar que a Bíblia foi inspirada por Deus, mas redigida por homens;
Estimular aos alunos amarem Palavra de Deus.
EXPLICANDO O CURRÍCULO DE ADOLESCENTES
*Marcelo Oliveira de Oliveira
Prezado professor, prezada professora, neste primeiro momento conversaremos um pouco a respeito do currículo da revista Adolescentes Vencedores. Antes de dar início ao planejamento trimestral do currículo é importante dominá-lo por completo. A Adolescentes Vencedores é uma revista composta por oito trimestres que se constituem em dois anos de conteúdo curricular. Abaixo, o currículo completo da revista:
ANO 1
1º Trimestre → Cremos
2º Trimestre → Adolescentes da Bíblia
3º Trimestre → Vivendo em Sociedade
4º Trimestre → A Bíblia, um Livro Atual
ANO 2
1º Trimestre → Jesus Cristo, o Melhor Modelo
2º Trimestre → A Família Cristã
3º Trimestre → História da Igreja para Adolescentes
4º Trimestre → Aprendendo com as Cartas
* A grade curricular da revista Adolescentes Vencedores se encontra na primeira contracapa da revista.
O currículo de Escola Dominical da CPAD é construído dentro de uma lógica pedagógica e bíblica. Por isso, o professor verificará que a revista deste trimestre retornará ao tema CREMOS, estudado em 2015 e 2017. Desavisadamente alguém poderá dizer que a lição de adolescentes repetirá o conteúdo nesse ano. Não. O aluno que assistiu a este conteúdo desde o início de 2017 terá concluído os dois anos do currículo de Adolescentes, e, portanto, deverá ser transferido para a classe Juvenis, pois a de adolescentes receberá os alunos oriundos da classe Pré-Adolescentes. Como o currículo infanto-juvenil da CPAD é fechado, ele retorna de dois em dois anos, com a exceção de Juvenis que é de três anos.
O sistema de currículo adotado pela CPAD é o mesmo adotado do 1º ao 9º ano e do Ensino Médio na Educação Nacional. Ao findar o currículo, se o aluno não for transferido de classe, repetirá o conteúdo inteiro da revista, e consequentemente, de todo o currículo de adolescentes. Mas se o aluno for transferido de classe de acordo com a regularidade do currículo, cada assunto será uma novidade para ele.
O objetivo desse modelo curricular é fazer o professor um especialista no assunto, pois cada vez que ele ministrar o conteúdo de cada lição aproveitará a experiência adquirida nas aulas anteriores a fim de aperfeiçoar seus métodos pedagógicos e pôr em prática outros novos. É uma excelente oportunidade de o professor avaliar sua metodologia, bem como a absorção de conteúdo por parte da classe.
Conhecer bem o material didático que o professor tem em mãos é importantíssimo para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. Por isso, caro professor, prezada professora, se você não tem essa visão do todo do currículo, pare agora! E adquira esse conhecimento. Leia com antecedência as propostas pedagógicas que a revista de professor traz para você. Os recursos pedagógicos e teológicos são para enriquecer seu planejamento de aula.
Por exemplo, para melhor elaborar o plano de aula, sugerimos a leitura atenta das seções que constam na revista do professor. Elas foram elaboradas para contribuir na preparação de seu plano de aula. Também indicamos as sugestões de dinâmicas específicas para professores da classe dos adolescentes trazidas pela Ensinador Cristão, uma revista especializada em Educação Cristã e editada pela CPAD.
Em relação à lição desta semana, sugerimos a leitura atenta do primeiro capítulo da obra A Origem da Bíblia, editada pela CPAD. O capítulo é curto (pp.13-25), mas seu conteúdo o ajudará muito para dominar de maneira competente os dois primeiros tópicos da presente lição. O capítulo sugerido foi escrito por um dos maiores eruditos de Bíblia, dr. F. F. Bruce.
No caso de o (a) professor (a) desejar se aprofundar mais no conteúdo da revista, sugerimos também a leitura do terceiro capítulo (pp.64-85) da obra Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal, tendo como editor o renomado teólogo pentecostal Stanley Horton, também editada pela CPAD. Essa sugestão se dá no sentido de o professor atingir o domínio de três conteúdos essenciais ao estudo da Bibliologia: Revelação e Transmissão e Registro do texto bíblico. O que acarretará melhor entendimento sobre o tópico: A Bíblia foi redigida por pessoas.
Com a visão do todo do currículo, o entendimento da dinâmica da revista e com as leituras indicadas em dia, fazemos votos de que o prezado professor e a prezada professora tenham um ótimo trimestre.
0 comentários:
Postar um comentário