LIÇÕES BÍBLICAS CPAD
ADULTOS
1º Trimestre de
2019
Título: Batalha
Espiritual — O povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal
Comentarista: Esequias
Soares
Lição 4: Possessão
demoníaca e a autoridade do nome de Jesus
Data: 27 de
Janeiro de 2019
TEXTO ÁUREO
“E voltaram os setenta com
alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam” (Lc
10.17).
VERDADE PRÁTICA
O relato do endemoninhado gadareno
mostra a soberania absoluta de Jesus Cristo sobre o Diabo e seus demônios.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Lc 11.14
Jesus expulsa o demônio da mudez
Terça — Lc 4.41
Ao serem expulsos, os demônios saíam
gritando
Quarta — Mt 25.41
Satanás e seus anjos serão lançados
no lago de fogo
Quinta — Lc 9.1
Jesus nos deu poder sobre os demônios
Sexta — Jo 16.11; Cl 2.15
O chefe dos demônios já foi vencido
por Jesus, na cruz do Calvário
Sábado — Rm 16.20
Em breve, Deus esmagará Satanás
debaixo de nossos pés
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Marcos 5.2-13.
2 — E,
saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com
espírito imundo;
3 — O
qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém
prender;
4 — Porque,
tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele
feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
5 — E
andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e
ferindo-se com pedras.
6 — E,
quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
7 — E,
clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus
Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes.
8 — (Porque
lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo).
9 — E
perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu
nome, porque somos muitos.
10 — E
rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
11 — E
andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
12 — E
todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos,
para que entremos neles.
13 — E
Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos
porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois
mil), e afogaram-se no mar.
HINOS SUGERIDOS
91, 112 e 569 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar a respeito da
autoridade de Jesus Cristo sobre os demônios.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo
I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
· I. Destacar a
possessão de e sua harmonização na narrativa bíblica;
· II. Conceituar legião
demoníaca;
· III. Expor o
poder de Jesus sobre os demônios;
· IV. Analisar o
comportamento porqueiros e do povo.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A lição desta semana é um
desdobramento da anterior. Na lição passada estudamos sobre a natureza dos
demônios, na atual veremos acerca da possessão demoníaca e a autoridade de
Jesus para vencê-la. É importante ressaltar que os demônios continuam a
assaltar e a prejudicar vidas e famílias inteiras. Eles continuam a odiar o ser
humano, a mais bela criação de Deus. Por isso, precisamos estar na presença do
Altíssimo, cheios do Espírito Santo, e com a autoridade do nome de Jesus atuar
na libertação de vidas que se encontram amarradas pelas correntes do Maligno. A
Igreja tem o Espírito Santo. Ela é poderosa em Deus para destruir fortalezas.
Busquemos ao Senhor! Que Deus abençoe sua classe!
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
O relato do endemoninhado gadareno
encontra-se também em Mateus e Lucas, com algumas variações. O fato revela
informações sobre a possessão demoníaca e o poder absoluto de Jesus sobre todo
o reino das trevas. É o prenúncio da vitória final de Cristo sobre Satanás e
seus anjos. E não somente isso, mas também uma prova viva de que podemos
confiar em Jesus.
PONTO CENTRAL
Jesus Cristo tem soberania absoluta sobre o Diabo e
seus demônios.
I. A POSSESSÃO MALIGNA
1. Harmonização nas narrativas. Mateus afirma que foram dois endemoninhados
(Mt 8.28). Mas Marcos e Lucas registram apenas um (Mc 5.2; Lc 8.27). Os
pormenores descritos em Marcos são de um só, razão pela qual a narrativa está
concentrada nele. Marcos e Lucas registraram apenas o mais violento e o mais
feroz deles. O outro detalhe é que Mateus apresentou apenas um resumo do
episódio, pois a sua ênfase é a autoridade de Jesus sobre os espíritos
malignos. Mateus omite o fato de o porta-voz dos demônios se identificar como
“legião” e também o desejo de o gadareno, após sua libertação, seguir a Jesus.
2. A opressão. Os demônios aparecem como agentes de Satanás
causadores de males, dando às suas vítimas características típicas, como força
sobre-humana (Mt 8.28; 17.15; At 19.16), poder de adivinhar (At 16.16) e
conhecimento sobrenatural (v.7). Eles atacam suas vítimas e, ao possuí-las,
dominam suas faculdades mentais, levando-as à demência (Mt 4.24; 17.15) e às
vezes incapacitando-as de falar e de ver (Mt 9.32; 12.22).
3. Um quadro estarrecedor. O endemoninhado gadareno vivia nos sepulcros,
desnudo, e era tão violento que nem mesmo os grilhões e as cadeias podiam
detê-lo. Corria pelos montes e desertos e se feria com pedras. O fato de
procurar viver nos sepulcros já era uma demonstração de sua total anomalia. O
comportamento violento e sobrenatural do gadareno, para sua própria destruição,
e para a perturbação de seus vizinhos, revela a natureza destruidora de
Satanás.
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
A possessão maligna é um quadro
estarrecedor narrado e harmonizado nas narrativas dos Evangelhos.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
O comentarista da lição menciona que
“os pormenores descritos em Marcos são de um só, razão pela qual a narrativa
está concentrada nele”. O destaque aqui são os textos de Mateus 8.28, Marcos
5.2 e Lucas 8.27. À luz do primeiro tópico, faça um exercício comparativo
desses três textos e aponte, juntamente com a turma, “os pormenores” de ambos.
Esse exercício é muito importante, pois abre o entendimento dos alunos para a
abrangência dos Evangelhos em suas diversas facetas. É possível, assim,
compreender que os pontos distintos entre os Evangelhos não se excluem, mas
complementam-se, ratificando a fidedignidade do texto bíblico.
II. A LEGIÃO DEMONÍACA
1. Uma legião. Jesus perguntou como o espírito imundo se
chamava, ao que ele respondeu: “Legião é o meu nome, porque somos muitos”
(v.9). Uma legião romana era constituída por 6.000 soldados. Ainda que o número
de demônios não seja exato, ou que Legião seja uma identidade, eles eram
muitos. Eles são numerosos e poderosos, organizados e batalham sob uma mesma
bandeira, a de Satanás.
2. Expulsar e não dialogar. Alguns procuram estabelecer diálogo com os
demônios porque Jesus perguntou ao espírito imundo qual era o seu nome. Isso é
visto com frequência nos movimentos neopentecostais pela mídia televisiva.
“Expulsai os demônios” (Mt 10.8). Esta é a ordem que recebemos do Senhor, e não
de manter diálogo com eles. O Diabo é o pai da mentira (Jo 8.44). Ninguém deve
acreditar nem ficar impressionado com as declarações dos demônios, porque eles
são mentirosos. Isso ocorreu porque o demônio era obrigado a confessar
publicamente quem era o responsável pela miséria do gadareno.
3. A presença de Jesus. O poder e a presença de Jesus incomodam o
reino das trevas. O espírito imundo perguntou: “Vieste aqui atormentar-nos
antes do tempo?” (Mt 8.29). Isto mostra que a presença de Jesus é um tormento
para o reino das trevas e também que esse encontro serviu como prenúncio da
condenação final do Diabo e seus anjos (Mt 25.41).
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
A presença de Jesus expulsa qualquer legião
demoníaca.
SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
Ao final desse tópico, seria
importante levar o aluno um relato consistente de um caso de possessão
demoníaca em que algumas características reais podem ser demonstradas.
Sugerimos um dos casos mencionados em uma das obras do teólogo pentecostal Myer
Pearlman, Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, onde o estudioso cita
o Dr. Nevius, missionário na China, em que ali se descreve que os casos de
pessoas possuídas na China são os mesmos apresentados nas Escrituras. Neles, as
pessoas manifestam uma espécie de dupla consciência. O Dr. Nevius exemplifica
isso com o caso de uma senhora chinesa que, apesar de estar sob a influência de
um demônio, cujo impulso era fugir da presença de Cristo, sentiu-se movida por
uma influência oposta, a deixar seu lar e buscar ajuda de Jesus. Ainda sobre
esse aspecto, o Dr. Nevius chega a seguinte conclusão: “A característica mais
surpreendente desses casos é que o processo dá evidências de outra
personalidade, e a personalidade normal nessa hora está parcial ou totalmente
dormente. A nova personalidade apresenta feições de caráter diferentes por
inteiro, daqueles que realmente pertencem à vítima em seu estado normal, e esta
troca de caráter tende, com raras exceções, para a perversidade moral e
impureza… Muitas pessoas, quando possuídas de demônios, dão evidências de um conhecimento
do qual não podem dar conta em seu estado normal. Muitas vezes parece que
conhecem ao Senhor Jesus Cristo como uma pessoa divina, e mostram aversão e
temor a Ele”.
III. O PODER DE JESUS
1. Os demônios sabem quem é Jesus. O relato da possessão do gadareno e de sua
libertação é uma amostra do poder absoluto de Jesus até sobre todo o reino das
trevas. Os próprios demônios sabem quem é Jesus (At 19.15) e conhecem a sua
procedência: “Que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei
quem és: o Santo de Deus” (Mc 1.24). Eles têm medo de Jesus e estremecem diante
dEle (Tg 2.19). Jesus veio para desfazer as obras do Diabo (1Jo 3.8). Os
demônios sabem que há um tempo determinado para o juízo divino sobre as hostes
infernais e temem por isso.
2. A soberania de Jesus. Nessa passagem, vemos que aqueles demônios,
ou pelo menos o porta-voz deles, suplicando, pediram três coisas: que Jesus não
os mandasse para outra região (v.10), que não os mandasse para o abismo antes
do tempo (Mt 8.29), e que lhes permitisse entrar na manada de porcos que
passava pelo local na ocasião (vv.11,12). Os demônios não são nada diante do
Senhor Jesus. Marcos parece mostrar Satanás e seus demônios como
inconvenientes, e não como seres todo-poderosos diante de Jesus (Mc 1.23-26,34;
3.11). O inimigo de nossa alma não pode fazer o que quer (Jó 1.12; 2.4-5). Os
demônios fizeram esses pedidos porque não podiam resistir ao poder de Jesus.
3. A libertação do oprimido. A extraordinária libertação do gadareno logo
chamou a atenção do povo. Muita gente se reuniu para ver o que havia
acontecido, pois a cura repentina do endemoninhado era algo espantoso.
Encontraram o homem em perfeito juízo, vestido e junto com Jesus (Lc 8.34-36).
Glorificamos a Deus quando vemos pessoas oprimidas pelo maligno sendo
libertadas pelo poder de Jesus. Ele nos delegou essa tarefa (Mt 10.8; Lc
10.19,20).
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
O poder de Jesus liberta o oprimido e
atesta que o Filho é soberano.
IV. OS PORQUEIROS
1. O local do acontecimento. Segundo Mateus, o fato aconteceu na
“província dos gadarenos” (Mt 8.28); no entanto. Marcos e Lucas falam da
província ou terra “dos gerasenos” (Mc 5.1; Lc 8.26, Nova Almeida
Atualizada). Gadara situava-se a oito quilômetros do lago de Genesaré, nome
alternativo do mar da Galileia; e Gerasa, a atual Jeras, na Jordânia, ficava a
cerca de 50 quilômetros. Ambos os territórios faziam parte da região de
Decápolis, a leste da Galileia (Mc 5.20). Segundo o historiador Josefo, o
território de Gadara se estendia até o lago da Galileia. Moedas daquele tempo
trazem o nome de Gadara com o desenho de um barco impresso.
2. Sobre a manada de porcos. A população de Decápolis era mista, composta
por judeus e gentios. A criação de porcos não era permitida aos judeus; por
isso, é provável que o porqueiro fosse gentio. O prejuízo foi grande, já que
eram dois mil porcos (v.13). Os porcos não resistiram à opressão e se
precipitaram por um despenhadeiro, afogando-se no lago (Lc 8.33). A tradição
judaica dizia que demônios e porcos são uma boa combinação. Os judeus
consideravam os demônios e os porcos como pertencentes à mesma ordem, e os
porcos eram considerados o lar dos espíritos imundos. Essa tradição parece ser
expressa quando os demônios pediram para entrar na manada de porcos.
3. O estranho pedido do povo. Jesus foi convidado a se retirar da terra dos
gadarenos por causa do prejuízo dos porqueiros (Mc 5.16,17). Os porcos valiam
mais que a vida humana, na concepção daquela gente. Essa estranha recepção
causa-nos tristeza e espanto: como o herói é convidado a se retirar? Hoje não é
diferente. Há os que substituem Jesus por qualquer coisa. É muito comum
“coisificar” as pessoas e personificar as coisas. Para alguns hoje em dia, os
animais valem muito mais do que o ser humano. Os noticiários mostram
diariamente como muitos governantes tratam os imigrantes de modo inferior aos
animais. Esse espírito já existia nos tempos do Novo Testamento (Lc 13.15,16).
Na passagem que estudamos, aquela população rejeitou Jesus.
SÍNTESE DO TÓPICO (IV)
Mesmo vendo o gadareno em perfeito
juízo, o povo se colocou contra Jesus.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
É muito interessante reconstruir, o
máximo possível, o contexto que ocorre a possessão demoníaca de Gadara. Veja o
que este comentário diz a respeito: “Há várias linhas de tensão nesta história
— tensão entre Jesus e a legião de demônios, tensão entre Jesus e o povo da
cidade, tensão entre Jesus o endemoninhado e o povo da cidade. Cada linha
esforça-se contra as outras, de forma que do momento em diante em que Jesus
aparece na cena a atmosfera fica progressivamente carregada. Não é de admirar
que o povo da cidade entre em pânico!” (STRONSTAD, Roger; ARRINGTON, French L.
(Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. RJ:
CPAD, 2003, p.215).
CONHEÇA MAIS
Legião
“[…] A legião era dividida em dez
coortes, cada uma formada por três tropas que, por sua vez, eram formadas por
duas companhias de cem soldados (centuárias). No NT, esse termo só é usado como
uma referência aos demônios (Mc 5.9,15; Lc 8.30) ou aos anjos (Mt 26.53)”. Leia
mais em Dicionário Bíblico Wycliff, CPAD, p.1137.
CONCLUSÃO
A possessão demoníaca é um fenômeno
estarrecedor que só pode ser contido pelo poder de Jesus. O Senhor Jesus
manifestou seu poder sobre toda a natureza, sobre o vento, sobre o mar, sobre a
morte, sobre as enfermidades, sobre o poder das trevas. Os demônios estremecem
diante dEle. O poder de Satanás é muito limitado diante do poder de Jesus.
Todos nós precisamos de Jesus, da comunhão com Ele, para dEle receber poder e
assim expulsar aos demônios, pois Ele nos deu essa autoridade (Lc 10.19,20).
PARA REFLETIR
A respeito de “Possessão demoníaca e a autoridade
do nome de Jesus”, responda:
Qual a ênfase dada por Mateus no relato do
endemoninhado gadareno?
A ênfase de Mateus é a autoridade de Jesus sobre os espíritos malignos.
Qual a ordem que recebemos de Jesus sobre os
demônios?
“Expulsai os demônios” (Mt 10.8).
O que Marcos parece mostrar sobre Satanás e os
demônios diante do Senhor Jesus?
Marcos parece mostrar Satanás e seus demônios como inconvenientes, e não
como seres todo-poderosos diante de Jesus (Mc 1.23-26,34; 3.11).
Como os judeus consideravam os porcos e os
demônios?
Os judeus consideravam os demônios e os porcos como pertencentes à mesma
ordem, e os porcos eram considerados o lar dos espíritos imundos.
O que a população de Gadara fez depois que Jesus
libertou o gadareno?
Jesus foi convidado a se retirar da terra dos gadarenos por causa do
prejuízo dos porqueiros (Mc 5.16,17).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Possessão demoníaca e a autoridade do
nome de Jesus
A possessão demoníaca só pode ser
vencida com a autoridade do nome de Jesus. Ela é uma realidade espiritual que
escraviza pessoas e faz com que elas não tenham domínio sobre suas faculdades
psíquicas, transformando-as em pessoas destituídas de qualquer lucidez para a
vida. Só a autoridade do nome de Jesus pode libertar tais pessoas dessa
escravidão espiritual.
Sobre o texto temático
O texto sobre o qual recai a nossa
atenção para a lição desta semana é o de Marcos 5.2-13. A narrativa fala a
respeito do endemoninhado gadareno. Este primeiro tópico refere-se sobre a
questão da harmonia da narrativa, a opressão dos demônios sobre a pessoa e o
quadro estarrecedor que os demônios fazem a pessoa viver. Aqui, é preciso dar
importância ao estudo da harmonia das narrativas. O texto dos Evangelhos mostra
duas versões que variam o número de endemoninhados. Aqui, sugiro a leitura
do Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, nas seções que
abordam as narrativas de Marcos 5.1-20, Mateus 8.28-34 e Lucas 8.26-39. Mais
importante que os pormenores de questões de harmonização das narrativas, são
que as seções dos Evangelhos mostram o quadro aterrador de uma possessão
maligna.
Sobre a Legião
A possessão sobre o gadareno era um
fenômeno constituído de uma variedade singular de demônios. Era uma legião.
Eram muitos demônios incorporados numa pessoa. O quadro mostra que para
expulsar esses demônios era necessário o uso da autoridade do nome de Jesus
(neste caso, acrescido de jejum e oração). Isto é o que o presente relato quer
mostrar: os demônios só deixam a pessoa em nome de Jesus.
Sobre o poder de Jesus
O terceiro tópico mostra que os
demônios sabem quem é Jesus e a soberania dEle sobre eles mesmos. A autoridade
de Jesus trouxe o gadareno de volta ao seu perfeito juízo. Esta é a obra que o
Senhor ordenou para que o seu povo fizesse: libertar os cativos. Só o nosso
Senhor pode fazer isso pelo pecador. Não há como enfrentar o Maligno por meio
de uma força própria. Ele só pode ser vencido pela autoridade do nome de Jesus.
Ou seja, não há força ou sabedoria humana que possa livrar uma pessoa das
“mãos” dos demônios. Mas só o nome soberano de Jesus pode livrar a humanidade
desse mal! Revistamo-nos, pois, de toda a armadura de Deus!
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